MO rpg maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TMI | TUTORIAL para MAIS do que INICIANTES | PARTE I

2 participantes

Ir para baixo

anuncio TMI | TUTORIAL para MAIS do que INICIANTES | PARTE I

Mensagem  Kris Wannieg Dom Mar 14, 2010 11:25 am

Bem este eh um tuto que estou fazendo para os novatos no RMXP nao estou afirmando que sou a melhor nisso (nem de longe) vc com ctz ira encontrar tutos melhores se procurar direito, mas ainda ssim aki estou (com preguiça de ir fazer o meu projeto).
O irei estar editando aos poucos pretendo fazer um guia bastante detalhado para os super novatos ^^ lembrando tb que as vezes posso vir a falar coisas muito obvias mas esse guia tbm serve para aqueles q alem de serem novatos nos makers tbm sao em pc (coisa meio rara hj em dia) tbm gostaria de lembrar que tutoriais te ensinam o basico pois para ser um expert vc deve por a mao na massa ou melhor no maker. ^^

-----------------------------------------------------------------------------------------------
PARTE I

Primeiramente é claro vc ja deve tero maker instalado.

entao la vamos nos
abra o rpg maker xp

vc vera uma tela cinza la encima selecione novo projeto

Spoiler:

clikando nele abrira uma tela chamda criar novo projeto, aki vc pode escolher o nome do projeto do jogo e onde ficara a pasta do projeto, o nome ja vem (normalmente) Project1 vc pode mudar agora ou depois tanto faz, o diretorio eh criado numa pasta em Meus documentos eu recomendo deixar ai mas se quiser mudar nao tem problema ^^.

Muito bem eu vou colokar o nome da pasta de TUTORIAL e o nome do jogo (titulo) sera TMI
e deixarei o diretorio o mesmo veja essa SS

Spoiler:

Ao clikar OK vc vera um mapa pequeno cheio de quadradinhos ao lado os tilesets (logo explico oque eh) e o nome do mapa e do jogo.
Agora vc podera começar a dar os primeiros passos pro seu jogo veja a SS com as principais partes desse mapa e depois os explicarei indivualmente.


Spoiler:

Bem agora que vc ja tem uma ideia geral desse mapa vamos la ^^


Banco de Dados


va em projetos - banco de daos ou aperte F9

Abrira uma janela com abas ela estara na aba persoangens (normalmente)
ai vc podera ver alguns personagens que ja vem criado e quase sempre usado para testes.

cada um deles tem uma classe diferente que vc podera editar (mas n agora)
repare que o primeiro persongaem (Ash) em equipamento inicial como arma tem Espada de Treino
e o segundo (clike nele no cantinho de <) (trevor) tem uma Lança se vc clikar na setinha que vera que ele so pode equipar outras lanças se vc fizer o mesmo com Ash vera que ele soh pode equipar outras espadas.
Isso se deve a classe deles se vc reparar abaixo do nome deles no lado de > a classe
do Ash esta 001: Soldado e do Trevor 002:Lanceiro ou seja nas opçoes colocaram esse nome na classe e os impediram de usar determinadas armas.
Vc pode editar tudo isso futuramente mas agora é soh para vc ter uma ideia geral.

Spoiler:

Bem depois voltaremos aki e editaremos as classes mas agora selecione la encima no cantinho a aba sistema vc vera:


Spoiler:

Agora irei explicar oque é cada uma dessas coisas (ia fikar meio embolando na SS)
Grafico do Sistema
O sistema é as corese de fundo e os cursores, como padra ja vem o 001-Blue01 clikando na setinha vc pode mudar se tiver outros, mais tarde passarei o link para download de mais.

Grafico de Titulo
Quando começar o jogo e vier a tele de novo jogo con tinuar ou sair
o grafico de titulo sera a foto do fundo depois darei mais opçoes e ensianrem a acrescentar.

Grafico de game over
Quando o der game over sera a foto que aparecera

Grafico de Trasiçao:
Escolha a que preferir eh meio vergonhoso dizer que nunca vi diferença nenhuma com isso e n sei pra q serve Embarassed

BGM Titulo:
BGM sao as musicas do jogo
a titulo eh a q tocara na tela inicial, vc pode escolher entre as opçoes que ja vem clikando na setinha ou colokando suas proprias mas ensinarei isso mais tarde

BGM de batalha:
A musica que tocara na batalha

Fim da batalha:
ME sao as pequenas musicas do jogo, as rapidas, aki vc escolhe qual ME tocara ao vencer uma batalha

Game Over:
Aki vc escolhe qual ME tocara ao perder uma batalha.

Cursor
SE sao os sons do jogo exemplo: chuva praia cachorro porta.
Em cursor vc escolhe a SE que dara quando escolher determinado iten ou for em determinada opçao.

OK
O SE que fara quando vc confirmar alguma coisa

Cancelar
O SE que fara quando vc cancelar alguma coisa

Erro:
O SE que dara se der algum erro

Equipamento
O SE que fara ao equipar alguma coisa

Loja
O SE que dara ao comprar ou vender algo na loja

Salvar
O SE que fara ao salvar o jogo

Carregar
O SE que fara ao ler um jogo salvo

Inicio de Batalha
Ao começar uma batalha esse SE tocara

Fuga
Ao fugir de uma batalha esse SE tocara

Dano Aliado
Quando um aliado ou o heroi receber dano do inimigo tocara essa SE

Dano Inimigo
O mesmo do de cima porem no inimigo.

Vocabulario
Aki vc configurar o vocabulario do seu jogo ou seja escolhera o nome do dinheiro por exemplo.


Dinheiro
Vem como padrao G mas vc pode mudar para qualquer coisa como Dolar reias euro e oque vc quiser dentro do
limite de 11 caracteres

HP
Sera o nome do sangue.

MP
O nome da mana nescessaria para usar habilidades e magia (que editaremos mais tarde)

Força
O nome da Força dos personagens nos meus jogos eu sempre uso as 3 primeiras letras para que
fique mais bem arrumado assim força fica FOR mas vc pode colocar oque quiser

Destresa
O mesmo do decima

Agilidade
O mesmo do decima

Magia
O mesmo do decima

Ataque
Aki normalmente eu uso ATK mas vc pode colokar oque quiser a escolha eh sempre sua ^^

Defesa fisica
Normalmente EU uso DEF

Defesa Magica
Normalmente EU uso DEFM

Agora vamos pra tabelinha do lado

Arma
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Escudo
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Elmo
Vc pode por capacete ou oque quiser

Armadura
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Acessorios
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Atacar
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Habilidade
Voce poder por skill ou magia ou oque quiser

Defender
Pode por defesa ou oque quiser

Item
Escolha oque quiser ou deixe isso mesmo

Equipamento
Tbm pode ser equip ou oque quiser

Muito bem agora vamos para o cantinho de ca <<<
Nos vemos la encima Grupo Inicial
Isso é o grupo que começara o jogo lembrese que o maker tem um limite maximo de pessoas num grupo
ele permite ateh 4 chars em um grupo.
Vc pode clicar 2 vezes encima de um nome para alterar o personagen ou pode selecionar os que vc nao quer e aperta
DELETE Lembrese se vc nao deixar nenhum personagen inicial quando entrar no jogo nao havera nenhum
personagem soh o vazio.

Atributos Habilidades & Status


Agora embaixo dai a os Atributos
No RMXP ja temos 8 iniciais sao eles:

Fogo
Gelo
Trovao
Agua
Terra
Ar
Luz
Trevas

Mas vc deve estar se perguntando "PARA QUE DIAXO SERVE ESSA BUDEGA?" o atributo serve para nos ajudar contra monstros vou explicar melhor, imagine que vc esta enfretando um monstro que surgiu do mar, é sensato imaginar que esse monstro seja menos vulneravel a AGUA por viver nela, agora imaginemos que vc tenha 3 habilidades e elas se chamam FOGO a outra TROVAO e outra AGUA, agora vc experimenta as 3 habilidades nesse monstro
a AGUA nao da nenhum dano a FOGO recupera o HP dele e a Trovao tira um dano surpreendente.
Os atributos (que eu prefiiro chamar de elementos) sao isso eles que definem oque cada habilidade dara nesse exemplo eu colokei agua vencendo fogo agua com agua sendo inutil e trovao vencendo AGUA mas vc pode definir isso (mais tarde direi como) vc tbm pode colocar uma habilidade ou um monstro sem elemento ou como NEUTRO se vc prefirir chamar assim, sendo assim nao fara diferença o atacar com AGUA FOGO TROVAO OU QUALQUER OUTRO ELEMENTO o dano saira de acordo
com a força da habilidade indepedente do elemento.



Nos podemos alterar o nome desses atributos ( ou elementos) no quadradinho la debaixo encima de numero maximo.


Mas agora vamos fazer mais do que isso
agora nos vamos criar um novo atributo.

Criando atributos

Clique em numero maximo abrira uma pequena tela selecione o numero maximo para 9
Spoiler:

nao é recomendado diminuir esse numero pois tiraria os elementos ja existente.
Agora clike em OK e temos um novo iten na lista entre tanto esse nao tem nome ainda
vamos nomealo como Veneno

Spoiler:


Pronto ja temos um novo elemento mas ele ainda nao serve para nada mas logo vai servir.
agora para ele servir de algo nos vamos ter que mudar de aba vamos para a aba habilidades


Criando Habilidades


VC vera ai 66 habilidades que ja vem que vc pode alterar ou acrescentar novas ao seu gosto, mas agora vamos criar
uma nova chamada ATK Venenoso, para isso usamos o mesmo proscesso de aumentar o numedo dos elementos a diferençao que vamos
mudar o numero para 67.
Feito isso agora iremos descer nossa barinha ateh o final e veremos uma habilidade sem nada escrito apenas o seu numero.
Nos vamos clicar nelas e iremos para o cantinho de >>
Agora nos vamos editar essa nova habilidade em nome coloke o ATK Venenoso em icone aperte na setinha, aparecera uma tela para escolhas que ja vem no maker
depois ensinarei a aumentar esse numero.
Eu escolhi o icone 046-Skill06 pois axei que combinava com o nome da habilidade,
Em descriçao coloke a (¬¬) descriçao da habilidade eu coloquei assim, um ATK usando veneno. ELEMENTO Veneno
Repare e eu coloque um ponto e escrevi o elemento, eu gosto de fazer assim pois no jogo nao da para ver o elemento das habilidades.
Em afeta eu colokei inimigo, ou seja essa habilidade soh acerta um inimigo.
Em usavel deixe apenas em batalha, para que nao possam usar fora dela.
em Animaçao ao usar e do alvo deixe em nada (veremos isso mais tarde) Em SE do menu deixe vazio pois ele nao pode ser usado no menu (ou seja fora de batalha)
Em evento comun deixe vazio tbm.


Agora ai embaixo

Gasto de MP
Sera quanto é preciso para usar essa habilidade, nos vamos definir aki 70 ou seja se o char que for usar essa habilidade tiver com menos de 70 (mesmo que 69) nao podera usar essa habilidade

Poder
Aki eh a força da habilidade quanto maior mais forte ela saira aki vamos colokar 40

Ataque F
Isso aqui tbm define a força da habilidade porem com menos impacto, colocaremos 100

Fuga F
Aki nos deixaremos 100 aki nos soh utilizamos (normalmente) quando a habilidade nao da um statu (sono, paralizia, etc...)

Força F
Eh como o ATK F tbm deixarem 100

O resto do atributo F
deixe 0

Magia F
Isso soh eh usado (pelo menos por mim) quando nao é habilidade e sim magia (a diferença é oque vai acertar logo explico)

% Acerto
Define a chance de acertar o inimigo exemplo
se vc colokar 5%, 95% das vezes que usar essa habilidade ela errara o inimigo.
Deixaremos 100 assim sempre acertaremos (normalmente usado para magias)

Def F Def M
Aki nos definiremos se essa eh uma magia ou habilidade.
E pra isso nos escolhemos uma das duas DEF (embora elas nao sao mutuamente exclusivas) isso na vdd eh o seguinte:
Se vc colocar 100 em DEF F sera sua força total no inimigo o dano que saira dependera da DEFESA FISICA do inimigo
o mesmo acontece com a DEF MAGICA eu disse que aki definiriamos se era habilidade ou magia por isso, pois magia da dano na DEFESA MAGICA e
habilidade na DEFESA FISICA isso nao é uma ordem vc pode fazer diferente se quiser mas o "padrao" eh assim.
Vc pode eh claro fazer uma habilidade dando 100% do dano maximo dela tanto na defesa fisica quanto na defesa magica.
O dano da MAGIA F é oque define a magia e o Atake f e Força F a habilidade.]
Mas nessa nossa habilidade nos colokaremos assim 100 DEFESA FISICA e 0 DEFESA MAGICA

Grau de Distancia
Eu nunco mexo aki entao deixem 15 mesmo

Agora iremos para parte que nos levou a criar essa nova habilidade, la encima e do lado >
a os ATRIBUTOS todos os 9 (inclusive oque criamos ^^) vc clikara no quadradinho do veneno e pronto agora essaa é uma habilidade do elemento veneno
vc pode deixala com mais de um elemento mas eu n recomendo, isso facilitaria muito a vida dos player nao axa??

No lado de ca >
A os Status
Vc pode selecionar algum ai quando essa habilidade for utilizada havera a chance desse status ficar no inimigo, entre tanto essa nossa habilidade eh apenas elemental e nao da status.
"Oque nao da STATUS?? EU QUERO QUE ELA DE STATUS MAS NAO QUERO NENHUM DESSES"
Bem sendo assim prq nos nao criamos um status?
Bem agora que nossa habilidade esta quase pronta nos vamos mudar de aba nos vamos para a aba status ^^

Criando Status

Como sempre agora nos vemos alguns status padrao
Para ser mais especifica 7

Morto
Cego
Paralizado
Mudo
Adormecido
Envenenado
Confuso

Agora criaremos um novo, o mesmo esqueminha de sempre numero maximo aumentaremos para 8

Agora vamos la
Esse nosso novo status em branco, existe algumas restriçoes aki mas nos podemos fazer bastante coisas ainda
Em nome vamos por Traidor
Animaçao deixaremos sem nada (deposi vcs podem editar mas concentra aki agora)
Em restriçoes colokaremos
Atacar Aliado
Ao lado colokaremos nao ganhar EXP
Em % Acerto sera a chance para que esse statu seja ativado com determinada habilidade
vamos colocar 7 m poder e tudo mais deixe o padra 100 e fuga 0

Em Durante os Status
Selecione validar apenas durante as batalhas isso fara que fora de lutas o personagem fique normal
em Apos coloque 2 e depois de turnos coloque 50
ou seja a cada 2 turnos (cada turno eh determinado quando cada personagem no mapa faz uma açao) o personagem com o statu
Traidor tera 50% de perder esse statu e voltar ao normal, vale lembrar que nao é possivel ficar com 2 status ao mesmo tempo entre tanto se ele perder um statu
o anterio volta

e a cada dano fisico dar colokaremos 20 ou seja toda vez q o traidor receber um ataque ele tera 20 % de chance de perder o statu

Pronto ja criamos um statu agora vamos colocalo na nossa habilidade?
Voltaremos agora na aba habilidade iremos ateh a nossa habilidade (ATk Venenoso) Vc vera que agora em statu tem um atatu a mais
o nosso Traidor nos vamos selecionalo clicando nele deixaremos em + ou seja ao atacar a chance de adicionar esse statu se colocarmos - havera chance de perder o statu.
Se vc fez igual ao tutorial vc agora esta vendo isso


Spoiler:

Muito bem agora ja sabemos criar habilidades atributos e status vamos para proxima etapa?

------------------------------------------------------------------

Com mais...


Última edição por Kris Wannieg em Ter Mar 16, 2010 12:14 pm, editado 3 vez(es)
Kris Wannieg
Kris Wannieg
moderador
moderador

Mensagens : 19
Pontos : 54
Reputação : 1
Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 28
Localização : RJ

http://c-ti.webnode.com.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

anuncio Re: TMI | TUTORIAL para MAIS do que INICIANTES | PARTE I

Mensagem  roberto Dom Mar 14, 2010 11:46 am

bom tutorial lol!
roberto
roberto
Admin

Mensagens : 75
Pontos : 204
Reputação : 3
Data de inscrição : 03/03/2010

https://morpgmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos